True Blood

A série de tv True Blood é baseada na série de livros Southern Vampires (Vampiros do sul) da escritora Charlaine Harris.  O criador e produtor da série é o americano Alan Ball.  Sua estréia ocorreu em setembro de 2008 e atualmente sua quarta temporada está em produção, com previsão de estréia para 2011 pelo canal HBO.  Ao longo de sua exibição, a série acumulou diversas indicações e prêmios como o Globo de Ouro e o Emmy. A temática da série não poderia estar mais na moda, isso mesmo vampiros. A história gira em torno da personagem Sookie Stackhouse,  interpretada por Anna Paquin, a eterna vampira dos filmes da franquia X-men. Sookie é uma garçonete telepata que vive na pequena cidade fictícia de Bom Temps na Louisiana.  A mocinha se apaixona por nada mais nada menos que Bill Compton, um dos muitos vampiros que graças à grande descoberta da ciência, o sangue sintético que dá nome a série, se revela e  se reintegra  ao convívio em sociedade. A série explora o convívio destes seres sobrenaturais com a relutante sociedade americana, que se encontra dividida entre aqueles que são contra e os que defendem a co-existência dos vampiros.

Talvez este seja o grande diferencial de True Blood que o destaca com relação a outras séries e filmes do gênero vampiresco. A história não se resume a vida dos seres da noite, nem tampouco a seus relacionamentos amorosos e proibidos com humanos. Também é explorado na série, a questão do preconceito na sociedade americana, sendo que os vampiros podem ser entendidos como uma metáfora referente à todas as minorias que convivem diariamente com o preconceito, como os negros, homossexuais e demais minorias marginalizadas. Existe até mesmo na segunda temporada da série, a introdução de uma temática religiosa. Trata-se da Irmandade do Sol, uma Igreja baseada na luta contra os vampiros, ao qual o irmão de Sookie, Jason Stakehouse (Ryan Kwanten) se filia após sua namorada ter sido morta por um vampiro. Claramente vemos a ácida crítica com relação ao preconceito que muitas vezes é instigada pelas instituições religiosas que pregam a intolerância.

A trilha sonora do seriado também merece destaque, devido a sua sempre acertada escolha. A abertura já recebeu indicações ao Emmy na categoria Melhor abertura de série de tv.

O elenco apresenta uma boa química em cena. Além dos atores já citados, o elenco principal conta com Sam Trammel, no papel de Sam Merllote, dono do bar de mesmo nome que é o point da pequena cidade, no qual Sookie e Tara (interpretada pela atriz Rutina Wesley) trabalham. Além de Alexander Skarsgard que dá vida a Eric Northman, que faz parte do núcleo vampiresco da série. O elenco de apoio também conseguiu ganhar a simpatia dos espectadores com personagens dramáticos e engraçados.

A quarta temporada está sendo ansiosamente esperada por fãs de todo mundo e pela crítica. Afinal em meio a grandes produções adolescentes sem conteúdo e que beiram o romantismo barato, uma produção como True Blood aparece como um grande alívio e fonte de empolgação para os fãs do verdadeiro gênero vampiresco, banalizado nos dias atuais com produções que fazem rir aos mais sérios dos espectadores.

Nota: 9.0

Confira o vídeo da abertura da série: