Naruto

Naruto é um anime japonês baseado no mangá criado por Masashi Kishimoto. A série teve início em 2002 e é transmitida no Japão pela Tv Tokyo. Foi ao ar até 2007, completando assim a adaptação da primeira fase do Mangá. A série é ambientada no mundo fictício chamado de Shinobi, um mundo dividido em 5 países: Pais do fogo, da água, do vento, da terra e do trovão. O protagonista Uzumaki Naruto é um menino órfão que vive na Vila oculta da Folha (Konoha), a vila ninja do país do fogo. Toda vila ninja tem a função de proteger as demais vilas do seu país, como uma espécie de exército de ninjas que realiza diversas missões em nome da segurança de seu povo. A história do anime gira em torno de Naruto em sua jornada através de sua infância, passando por diferentes etapas de seu desenvolvimento como ninja. Ele interage com seus professores e novos amigos, aprendendo novas técnicas e desenvolvendo relações de afeto e amizade. Além de ser órfão, Naruto é visto pelos moradores da vila com desprezo e medo, pois ele na verdade tem dentro de seu corpo, a raposa demônio de nove caudas (Kyuubi) selada desde seu nascimento pelo antigo Hokage (chefe da vila). Ao passar no exame da Escola e tornar-se um ninja, o personagem dá início à sua jornada para se tornar um grande ninja e vai aos poucos criando laços de amizade com os parceiros de equipe e seus professores.

O time inicial de Naruto é formado por Haruno Sakura, menina inteligente e durona que tem grande força bruta (Naruto é apaixonado por ela desde o início do anime); Uchila Sassuke, terceiro componente do time, é sério e compenetrado, alvo da admiração de muitas meninas, inclusive Sakura.  A única coisa que importa pra ele é se vingar de seu irmão Uchila Itachi, que assassinou todo o seu clã, poupando apenas a vida do irmão. O líder do time é Kakashi Hatake. Alguns dos seus traços marcantes são os fatos de estar sempre desligado e atrasado, porém possui grandes habilidades ninjas. No início da série acompanhamos o time em suas missões inciais de aperfeiçoamento, e aos poucos as missões vão ficando mais difíceis. Mais a frente somos apresentados ao vilão da série: Orochimaru, um ninja renegado de Konoha que tem obsessão por dominar todos os jutsus (técnicas ninjas) do mundo. Ele se infiltra no exame Chunnin, um exame realizado na Vila oculta da Folha para determinar quais ninjas irão passar de nível, devendo para isso competir entre si. Ele demonstra interesse em Sassuke, devido a sua herança do clã Uchila, considerado o mais poderoso de Konoha. Outro personagem de destaque na série é Hinatta, uma menina tímida que é apaixonada por Naruto. Eles não são do mesmo time, mas mantém uma amizade.

Naruto tem como objetivo se tornar o próximo Hokage da Vila e obter assim o reconhecimento dos habitantes da Vila. Ele tem uma personalidade forte e uma grande força de vontade e determinação. Além disso, vive se metendo em confusões, com seu jeito atrapalhado. Ao longo da série, o personagem desenvolve seus laços de amizade, sendo assim cada vez mais aceito pelos moradores da Vila. Além disso, ele tem que lutar ao lado de seus companheiros contra os inimigos da Vila oculta da Folha.

Uma notável característica de Naruto que ocorre em demais animes japoneses é a existência de “fillers”, que são capítulos que não existem no mangá e são criados pelos roteiristas da animação para preencher episódios com a finalidade de manter sempre um período de tempo entre o lançamento dos capítulos do mangá e da animação. Estes episódios não são pertencentes à história principal, porém apresentam pequenas histórias extras dentro do contexto dos personagens. Temos um exemplo de uma seqüência de fillers entre os episódios 136 e 220. A partir do episódio 220 se inicia a adaptação da segunda parte do Mangá: Naruto Shippuuden.

Os pontos fortes de Naruto vão muito além das cenas de lutas e ação. A série tem uma forte raiz cômica, além de seu protagonista ter um grande carisma que conquista os espectadores desde o primeiro episódio. Além de comédia e ação é presente na série, o drama, com capítulos que trazem a tona questões profundas e filosóficas. Em resumo vale a pena assistir mesmo se o espectador não for fã do gênero. Fica o conselho para livrar-se dos preconceitos e assistir esta boa história que tem potencial de agradar públicos muito mais vastos do que apenas o público infantil.

Nota: 8.0

Confira o vídeo com as aberturas de 1 a 5 do anime:


Confira a abertura 1 com legenda em português: