Gotham

A série Gotham chega trazendo a história de uma das cidades mais famosas do universo dos quadrinhos, a cidade do crime, lar de Bruce Wayne (o herói Batman), famosa história em quadrinhos da DC Comics, com a premissa de mostrar como os heróis e vilões desta história se desenvolveram e construíram a  cidade. Portanto, a série não se limita a mostrar a infância de Bruce Wayne e sim faz um apanhado de todos os principais personagens e suas relações entre si e com Gotham. O primeiro episódio começa com o assassinato do casal Wayne, presenciado pelo pequeno Bruce, logo somos guiados pelo jovem detetive James Gordon que é novo no Departamento de Polícia de Gotham através da investigação.

Gotham

Gordon é um herói de guerra que entra na polícia de Gotham trazendo uma personalidade conflitante com a maioria da corporação. Honesto e corajoso, ele se torna o parceiro de Harvey Bullock, um veterano da polícia cheio de manhas e ligações com o crime organizado da cidade. Logo no epísódio piloto vemos que Gordon pretende manter sua conduta honesta e desvendar o assassinato de Thomas e Martha Wayne. A partir dai começam a se desenrolar histórias paralelas, onde conhecemos os personagens principais, porém o grande acerto da série é conseguir fazer isso de forma amarrada, relacionando personagens inclusive de forma inédita. Vale ressaltar que a série se mostra fiel ao universo dos quadrinhos, porém não segue a trama em todos os detalhes, exemplo disto é a relação criada entre Gordon e o jovem Bruce que inexiste na história original. A atmosfera da série é criada com brilhantismo, nos sentimos dentro da cidade do homem morcego e tudo é muito bem trabalhado de forma a misturar elementos e formar um clima atemporal. Temos celulares e carros antigos, o que deixa o expectador sem ter certeza de qual ano se passa a história, mas isso não parece importar nem um pouco.

Gotham

Alguns personagens chave são apresentados logo no primeiro episódio. Além da dupla de detetives Gordon e Bullock, conhecemos a família Wayne e o mordomo Alfred que irá guiar o jovem Bruce, agora órfão e herdeiro de uma fortuna. Falcone, o grande mafioso e chefão do crime organizado de Gotham, Fish Mooney e Selina Kyle ( a jovem mulher gato) compõem o quadro principal de personagens. O destaque vai para o personagem Oswald Cobblepot, que tem o apelido de Pinguim devido ao seu peculiar jeito de caminhar. Através dos episódios ele se mostra um dos mais fortes da trama e se torna um personagem muito importante no desenrolar da história principal. Gotham traz uma primeira temporada impecável que agrada não só aos fãs de Batman, mas ao público em geral, pois com sua trama bem amarrada e boas atuações consegue conquistar o expectador e traze-lo para o universo sombrio da cidade, prendendo a atenção e deixando um gostinho de quero mais a cada fim de episódio. Promete ser uma série com grande futuro.

Nota: 8,5

Confira o trailer: