Como Treinar seu Dragão’ leva prêmio de melhor animação

O Annie Awards, prêmio do Sindicato dos Animadores de Hollywood, costuma sempre antecipar o vencedor da categoria de Melhor Animação no Oscar. Mas este ano possivelmente temos uma exceção à regra. Como Treinar seu Dragão, filme da DreamWorks, levou os maiores prêmios do Annie este ano, incluindo Melhor Filme. A pontuar que Toy Story 3, grande favorito ao Oscar de animação este ano, não concorreu.

Segundo a revista Variety, a ausência da Pixar/Disney da premiação principal foi o “elefante na sala” do evento. Toy Story 3 não concorreu depois de uma série de desentendimentos entre a Pixar e a organização do Annie. Esses desentendimentos envolvem o nome de Jeffrey Katzenberg (a letra “K” da DreamWorks SGK) entrando em contato direto com alguns membros do Annie. Mas ainda que de fora da categoria principal, a Pixar conseguiu ganhar o prêmio de melhor curta metragem por Day & Night, filme que, aliás, foi exibido nas salas de cinema antes de Toy Story 3.

Fonte: Cinema Terra

Mais uma vez, as diferenças políticas e econômicas entre os grandes estúdios e os sindicatos do cinema americano prejudicam as premiações. Toy Story 3, uma das melhores animações feitas até hoje, está concorrendo ao Oscar de melhor filme de animação e devido a problemas de entendimento entre a Pixar e os integrantes do Annie Awards, absurdamente ficou de fora da premiação de melhor animação do ano. Lamentável que a sétima arte ainda seja abalada por coisas deste tipo.