Breaking bad

A série Breaking bad estreou em 2008 e revolucionou o mundo das séries trazendo uma temática nova e um roteiro original com uma história diferente e surpreendente. A série é um drama que conta a história de Walter White, interpretado por Bryan Cranston, um professor de química de uma escola local, bom marido e dedicado pai de um filho com paralisia cerebral. Até ai não vemos nada demais, uma típica família de classe média americana, o grande detalhe é que Walter é um homem com inteligência e  qualificação muito maiores do que é exigido para um professor do secundário. Além de estar em um emprego bem abaixo de sua capacidade, o dinheiro que ganha não é suficiente para sustentar sua família e ele ainda faz um trabalho extra em um lava jato onde é frequentemente humilhado por seu chefe. Em resumo a vida de Walter é um ciclo de humilhações diárias e ele possui uma personalidade tímida e um ar desanimado. Até que um dia tudo isso consegue piorar quando ele descobre que possui um câncer terminal com poucas chances de tratamento. A partir daí ele decide que fará o que for preciso para deixar algum dinheiro para sua família após sua morte, já que sua esposa Skyler descobre estar grávida do segundo filho do casal.

Breaking bad

Ao acompanhar seu cunhado Hank, que trabalha na polícia em uma batida na casa de traficantes de drogas ele reconhece um ex-aluno, Jesse Pinkman (Aaron Paul) e o aborda com uma proposta surpreendente, uma parceria entre os dois para fabricar e traficar metanfetamina, uma droga sintética feita em laboratório que é uma das mais letais e lucrativas dos Estados Unidos e do mundo.  A parceria seria bem simples, Walter entraria com a fabricação da droga, como químico capacitado e Pinkman trataria de todo o mecanismo de venda do produto, com sua parte Walter conseguiria deixar para sua família um bom dinheiro para que pudessem viver com dignidade após sua morte. Logo Walter se ve em uma vida dupla oscilando entre pai dedicado e doente terminal de câncer e traficante de drogas, sob o pseudônimo de Heisenberg.  A partir dai a trama se desenrola em suas cinco temporadas de forma brilhante, mostrando todos os desdobramentos que as transações dos dois irá gerar, assim como a a luta de Walter para manter sua vida dupla.

Breaking bad

O grande trunfo da série é mostrar como a personalidade de Walter vai se transformando ao longo de cada episódio e temporada, assim como seu relacionamento com Jesse vai crescendo e mudando também. A série garante ótimas cenas de ação e suspense e a cada episódio o expectador se vê cada vez mais viciado na história que tem reviravoltas surpreendentes. Breaking bad não é uma história sobre um traficante de drogas, é muito mais do que isso, é sobre um homem que cansou de levar uma vida medíocre e castrante que surta em um momento difícil e acaba indo por um caminho perigoso que o transforma de forma negativa mais também de forma positiva, afinal ao longo da série vemos que Heisenberg é muito mais atraente do que Walter White. A primeira temporada é uma perfeita introdução da história que não possui nem um minuto de tédio. Trata-se de uma série cult que agradará principalmente aqueles cansados das mesmices das séries americanas e sedentos por roteiros originais e humanos.

Nota: 9.0

 

Confira o trailer da primeira temporada: